A Coordenação de Desenvolvimento Humano, vinculada à Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade Estadual de Goiás (PrDI|UEG), realizou, nos dias 16 e 17, o curso de Gestão por Processos e Planejamento Organizacional.
A ideia do curso, a primeira atividade do Programa UEG Qualifica de 2018, foi aprofundar os conhecimentos de gestores e também colaboradores da Universidade, como forma de otimizar as atividades desempenhadas na Administração Central pela melhoria contínua dos processos e planejamento.
De acordo com o professor e gerente de planejamento, Paulo Henrique de Freitas Miranda, ministrante do curso, Gestão por Processos e Planejamento Organizacional são conteúdos independentes mas que se complementam.
Planejar é definir objetivos, elaborar metas, estabelecer diretrizes. Já a gestão por processos representa a melhor maneira de execução do que foi planejado, por meio do aperfeiçoamento e padronização das metodologias de trabalho e da integração entre as funções exercidas por cada departamento dentro da UEG.
Para o pró-reitor da PrDI, professor Christiano de Oliveira e Silva, que também participou do curso, a abordagem das temáticas é de suma importância para a Administração Central, “afinal de contas nós estaremos sincronizando as ações e os pensamentos a partir dos conceitos aprendidos, otimizando todo e qualquer recurso humano e material para o atendimento das demandas da Universidade”, pontuou.
Dinâmica
Além das aulas expositivas, o curso contou com dinâmicas nos dois dias, que envolveram os participantes e permitiram um aprendizado ativo e de forma lúdica. “Essa é uma prática que está sendo adotada no Programa UEG Qualifica para que os cursos ofertados realmente surtam efeito”, contou Paulo Henrique.
Segundo o professor, o ambiente mais livre permitiu a aproximação entre gestores e colaboradores no desenvolvimento do aprendizado bem como possibilitou o compartilhamento de opiniões e objetivos, a melhor exposição dos problemas e a proposição conjunta de soluções.
O professor Christiano de Oliveira se mostrou satisfeito com a aplicação das dinâmicas: “Além de estarmos nivelando o conhecimento, estamos integrando os departamentos. Pessoas que mal se conheciam estão tendo a oportunidade de se aproximar e criar um relacionamento interpessoal”.
Jázia Ferreira Pires, assessora da Gerência de Contratos, também avaliou positivamente o curso: “Eu estou achando excelente. As dinâmicas e as técnicas fazem a gente analisar o que pode ser melhorado, o que temos feito de errado e perceber que é necessário os departamentos se unirem em prol de um objetivo comum”.
Entre os departamentos da UEG que participaram do curso estão a Gerência Jurídica, a Coordenação Geral de compras, a Gerência de Planejamento, a Coordenação de Desenvolvimento Humano, a Gerência de Inovação Tecnológica e a Gerência de Convênios.
(Adriana Rodrigues | CeCom|UEG)